quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Comunicar é como respirar

«Comunicar é como respirar. Ninguém vive sem respiração e sem comunicação, seja esta de que forma e tipologia for, sendo com ela que todos nos relacionamos e interagimos, nos socializamos, nos desenvolvemos e nos humanizamos, desempenhamos uma atividade cívica e profissional, ajudamos a edificar, a eticizar e a humanizar o mundo da vida para todos, à luz da acessibilidade e da usabilidade oferecida pelas cidades e/ou espaços urbanos a todos os cidadãos, numa ecologia sociocomunicacional inclusiva que valorize a diversidade humana, no cruzamento da problemática da inclusão social das pessoas com Necessidades Especiais com a vida nos espaços urbanos e nas cidades, considerando ser no espaço da cidade que, nos nossos dias, encontramos mais condições para o desenvolvimento humano e da humanização

Augusto Deodato Guerreiro 

6 comentários:

  1. É com enorme alegria que assisto ao nascimento do blog do meu querido amigo e professor Deodato Guerreiro. Ele é um incansável promotor da cultura para todos. Rompe a barreira da cegueira e oferece-nos um mundo cheio de vida, vida em abundância: à beleza das imagens junta a riqueza dos sons e a gratificação do tato. Perfuma tudo com o aroma da sua poesia e com o gosto da sua afeição. E chama-lhe uma nova comunicação dos sentidos. Muito obrigado por tudo o que nos tem dado, e felicidades.

    ResponderEliminar
  2. Dos corações bons e espiritualmente grandes é que emergem as bonitas palavras e acções, razão e lógica da vida a falarem a mesma língua, aquela que também nos perfuma a alma e incentiva ao progresso sociocomunicacional e sociocognitivo para todos. O meu querido Amigo Aquilino Rodrigues tem um coração bom e espiritualmente grande. Devo-lhe também a concepção e a materialização do início deste Blog, com o qual pretendemos colaborar na melhoria dos diferentes processos humanos de interacção e relacionamento, com enfoque no desenvolvimento educomunicacional, pedagógico, cultural... e na humanização e inclusão social, equidade nos direitos de cidadania e igualdade de oportunidades, no bem-estar e qualidade de vida para todos os cidadãos.

    ResponderEliminar
  3. Este homem extraordinário descobriu agora uma nova extensão comunicacional para se virar para o mundo e para os outros. Para comunicar com o mundo e com os outros.
    Um homem extraordinário que - privilégio meu – é tb um extraordinário amigo.
    Um colega académico de topo, n dimensional músico, compositor, escritor, ensaísta, sei lá o quê… e sem exuberância excessiva o quanto baste que faça funcionar a competência profissional no universo profissional e a boa amizade no universo dos amigos. Com um adicional adoçante de alegria nos modos como faz e faz fazer as coisas.
    Um abraço enorme a este colega e amigo enorme.
    Sem olhares perversos ou perdidos, com uma enorme lisura no seu olhar franco e incisivo… Uma enorme sabedoria no olhar!

    ResponderEliminar
  4. Tu, meu querido e ilustre amigo e colega académico (igualmente de topo) mcl, desde 2000, falas a linguagem séria e elegante da amizade e dos caracteres doutos e sensíveis. De facto, como digo, ninguém vive sem respiração e sem comunicação, mas, no seguimento do teu comentário e do anterior, os quais me responsabilizam, parece que a minha respiração e a minha comunicação ficam em arritmia... OBRIGADO Amigão por duas razões: a primeira, pela tua inquestionável sinceridade na manifestação que me diriges e, a segunda, pela irresistibilidade a que a força da amizade te submeteu. Abominas escrever e expor-te em redes sociais ... Só a força da amizade te venceu. Um obrigadão amigo e de profunda consideração.

    ResponderEliminar